Pessoas não mudam

“No começo do namoro ela era mais atenciosa.”
“Quando nos conhecemos ele era mais controlado.”
“Ele tem potencial, tenho certeza que um dia será um bom companheiro.”
Sinto dizer: você está errado/a.

É mais cômodo acreditar que o amor é capaz de destruir qualquer barreira, mas vamos deixar a poesia de lado e falar a verdade. Pessoas amadurecem, mudam de ideia, aprendem com os tombos da vida, mas não mudam sua essência. Simples assim. Amor nenhum é capaz de mudar hábitos arraigados, a maneira como alguém foi criado, sua personalidade ou seu caráter: estes são permanentes.

É muita ingenuidade acreditar que alguém vai mudar a vida por você (veja bem, a outra pessoa viveu sem você por 20, 30, 40 anos, tem certeza que ela vai abandonar toda essa existência para te agradar?). Pior ainda é acreditar que o caráter dela vai mudar da noite para o dia, por um milagre ou um peso na consciência súbito e insuportável.

Claro que algumas vezes a gente escorrega. Mas alguém que está acostumado a levar uma vida de traições, ofensas, pouco caso, agressão e egoísmo não é apenas um pobre pecador arrependido: é uma pessoa com uma falha de caráter grave, e isso vai acompanhá-la pelo resto da vida.

Voltemos então ao “começo do namoro”: se a pessoa passou três meses sendo atenciosa e três anos sendo negligente, ela não “mudou”, apenas revelou o que escondeu para se promover. Passar mais dez anos esperando que ela “mude” ou “volte a ser o que era” não é amor, é falta de amor próprio.

Errar é humano; repetir o erro é burrice; persistir em tentar consertar algo que está quebrado é pedir para se machucar feio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s