Quando foi a sua última primeira vez?

Quando foi a última vez que você fez alguma coisa pela primeira vez?

Questionamento interessante, não? De uns tempos pra cá, ando colecionando “primeiras vezes”. Há dois meses, pintei o cabelo de vermelho pela primeira vez – vontade que tinha desde a adolescência, mas nunca tive coragem, por ouvir sempre que ia “estragar o cabelo” ou que dá trabalho pra cuidar. Dá mesmo, mas pelo menos descobri por conta própria.

Há três, comecei a praticar artes marciais – outra vontade de longa data, adiada por medo de se machucar, preconceito da família e receio de parecer menos feminina. Pura bobagem: hoje sou apaixonada pelo Muay Thai e pretendo começar a treinar Jiu-jitsu em breve.

Há uns oito, subi em um palco pela primeira vez. OK, essa experiência não deu muito certo, mas pelo menos eu tentei (rsrs).

Qual é o ponto principal disso tudo? O medo.

Muitas vezes esse medo nem é nosso, e sim de outras pessoas que nos convencem a continuar no mesmo estado de letargia de sempre. A vida é para ser vivida plenamente, não num estado vegetativo trabalhar-comer-dormir. Pare e pense em quantas vezes você deixou de tentar uma experiência nova por causa do medo? Será que essas oportunidades vão voltar?

Na primeira vez que tentamos algo novo, o medo sempre aparece. Mas junto com ele vêm uma sensação incrível de êxtase, de “eu posso”, “eu consigo”. Podemos descobrir uma nova habilidade, um novo hobby, uma nova paixão; então por que não tentar? Se não der certo, paciência, mas o “não” você já tem, por que não tentar o sim?

Pense em alguma coisa que você sempre teve vontade de fazer, mas nunca tentou por medo de dar errado. Nunca é tarde para colocar em prática. Que tal agora?

Para se inspirar, dê uma olhada no projeto 365 Nuncas, das amigas Elisa Mendes e Steffania Albanez: elas passaram um ano fazendo algo que nunca tinham feito antes todos os dias. E aí, quando será a sua próxima primeira vez?

Anúncios

3 comentários sobre “Quando foi a sua última primeira vez?

  1. Thaty se eu fosse juntar todos meus medos para realizá-los, um ano seria pouco – haha
    É, eu sou bem medrosa.
    Mas adorei seu texto, e ainda não sei dizer qual foi minha última primeira vez – já deu para entender que faz tempo, né? haha’
    De qualquer forma vou aceitar seu “desafio” e fazer mais coisas inéditas. Gostei bastante do 365 nuncas também, algumas coisas são engraçadas, outras emocionantes, e que me fizeram refletir.

    Curtido por 1 pessoa

    • Hahahah que legal!!! Eu sou bem medrosa também! Fica mais fácil quando a gente começa pelas pequenas coisas, sabe… Tipo viajar pra visitar uma amiga querida, trocar o sabor daquela mesma pizza de sempre… aí, quando você se dá conta, já está escalando montanhas!!! Bjus, volte sempre!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s