Sou careta. E daí?

As drogas e o álcool estão mais banalizados do que nunca. Ou não. Vai ver sempre foi assim e eu era inocente demais pra perceber.

Enfim, hoje em dia o “não usar” é que é anormal. Você vai numa festa e quando alguém te oferece um baseado e você não aceita te olham com aquela cara de “você não gosta??? Cooomo assiiim???”

Pois é. Não gosto. E vou dizer por quê.

Não gosto de coisas que me façam perder a consciência, o bom-senso e o controle do meu corpo, meus atos e meus pensamentos. Como na música que o Renato Russo escreveu para a Cássia Eller (com outro contexto, whatever): “sou minha, só minha, e não de quem quiser”. Ninguém manda no meu corpo ou na minha mente. Não admito que qualquer tipo de substância me deixe alterada.

Vejo isso como uma fraqueza. Afinal, a que ponto deve ter chegado a vida de uma pessoa que precisa estar bêbada ou drogada quase o tempo todo pra se divertir? Drogas não resolvem o problema de ninguém. É como ter um membro amputado e tomar um analgésico em vez de procurar um cirurgião: sinto muito, amigo, você vai sangrar até morrer.

E digo mais: isso não é apenas fraqueza, é covardia diante da vida. Por que você não encara seus problemas de frente? Qual é o seu grande drama? Será que é tão maior do que tantos que vemos diariamente nos jornais? Crianças violentadas, mães que precisam roubar para colocar comida na mesa, doenças incuráveis que vão roubando a dignidade dia a dia… Mas é mais fácil permanecer eternamente entorpecido do que tomar as rédeas da própria vida.

Por isso, procuro ser extremamente seletiva ao escolher minhas companhias. Beber socialmente, OK, também bebo. Uso de drogas, como eu disse, se tornou tão banal que normalmente as pessoas que você menos espera usam, então o jeito é desencanar, cada um faz o que quer com a própria vida. Mas de pessoas que precisam passar mais tempo “chapadas” do que sóbrias eu quero distância. Não é preconceito, é pena.

8 comentários sobre “Sou careta. E daí?

Deixe um comentário

