Ninguém é insubstituível. Nem você.

Perdi a conta de quantas vezes eu deixei de fazer o que eu queria por causa de outras pessoas. Algumas relações (amorosas, profissionais, familiares ou de amizade) são tão destrutivas que passam a ser uma prioridade maior que os seus desejos, sonhos e aspirações.

É aquela mania de querer ser o Carpinteiro do Universo da música do Raul, com aquele impulso eterno de “querer ajudar a querer consertar o que não pode ser”, de se sentir onipotente e onipresente e tentar carregar o mundo nas costas. De achar que sem você nada funciona e que você precisa resolver todos os problemas o tempo todo, da mistura para o almoço à fome na Etiópia.

Relax, baby.

Sinto dizer, mas o mundo não precisa de você pra continuar girando. Ninguém vai morrer se você, da noite para o dia, resolver deixar as necessidades dos outros um pouquinho de lado e olhar para as suas. Ninguém vai te odiar pelo resto da vida se você disser “não” pra algo que realmente não está a fim de fazer.

Tem gente que está acostumado a cuidar de tudo e todos, e acha que parar de fazer isso é egoísmo. Mas pera aí: quem é você para estar no controle o tempo todo? Será que essas pessoas realmente precisam de você? Será que elas querem mesmo a sua ajuda? Será que elas estão aproveitando que você deu uma mão e exigindo os braços, as pernas e a alma?

Pare com isso agora!

Cuide de você, porque ninguém vai cuidar se você não o fizer. Aliás, ninguém tem essa obrigação, assim como você não tem a obrigação de deixar de viver a própria vida para zelar pela dos outros 24/7.

Não, não é egoísmo. É amor próprio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s