Eu não nasci pra ser exemplo

Por que você ainda vive preso a um estilo de vida que não te define?

Mudaram as estações, nada mudou. Depois da era do amor livre, dos hippies e do movimento feminista, a sociedade ainda continua muito clara quanto ao que espera de nós.

Seja um bom aluno, passe no vestibular, entre na universidade, consiga um bom estágio, depois um bom emprego, namore, case – no papel e na igreja – e tenha filhos. Compre uma casa, almoce com a família aos domingos, tenha o carro do ano e um bom plano de saúde.

Nesse meio tempo, trabalhe dez horas por dia para sustentar parasitas: pague em dia o dízimo, os impostos e o carnê do carro. Consuma cada vez mais e tenha cada vez menos: menos tempo, menos saúde e menos vontade própria. Sua vida é perfeita, o que mais você pode querer? E trabalhe até a morte, pois o trabalho dignifica o homem (com o tanto que você bebe e fuma, dificilmente chegará à a aposentadoria, mas quem se importa? Um “vagabundo” a menos para onerar a Previdência Social).

Por que diabos tem que ser assim?

E se eu quiser largar tudo pra viajar o mundo, viver de fotografia ou trocar trabalho por hospedagem e comida? E se eu resolver investir no esporte que sempre amei em vez de passar a vida de terno e gravata? E se eu preferir um relacionamento sem rótulos que me faça bem, ou até mesmo relacionamento nenhum? Qual o problema?

A igualdade da maneira como está na Constituição não existe. Somos todos diferentes, com diferentes sonhos, aspirações, desejos. Por que então temos que seguir o mesmo script?

Resposta: não temos. Mas é preciso coragem para abandonar o que a sociedade quer de nós e descobrir o que nós queremos da vida.

(Publicado originalmente em Puta Letra)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s