Dependência emocional: o amor que aprisiona

Psicologia Acessível

Por: Ane Caroline Janiro

“Ela é bonita, inteligente, mas não consegue ser feliz sozinha. Está em um relacionamento destrutivo, faz de tudo pelo parceiro, se anula, se esgota por ele, mendiga atos de amor por parte dele. Não acredita em suas próprias capacidades, precisa da constante aprovação do companheiro e das outras pessoas, é insegura, sente ciúmes excessivamente, tem medo de ser abandonada e por isso se molda conforme a vontade alheia, se esquecendo completamente daquilo que ela realmente é. Quando seu relacionamento chega ao fim, tudo parece ser uma tempestade horrível! Passa pela fase do sofrimento quase insuportável, decide que “agora tudo será diferente” e por não acreditar em seu próprio valor, logo estará de novo envolvida com promessas de amor vagas, carícias e demonstrações de afeto não muito duradouras. Algo que, agora sim, parece ser a chave de sua felicidade, mas na verdade está em uma nova prisão…

Ver o post original 845 mais palavras

Anúncios

2 comentários sobre “Dependência emocional: o amor que aprisiona

  1. Gostei muito do post, do tema e do blog! Assunto um tanto delicado, que talvez sirva para refletir sobre qualquer relação, acredito que mesmo sem precisar chegar no nível de “dependência emocional”, uma relação que anula um sob o outro, já não é saudável. Mas qntas vezes já fizemos ou deixamos de fazer só pela maldita “aprovação” do outro?! Complicado.. complicado…
    Parabéns pela recomendação.. abraços 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa reflexão!! Muitas vezes pensamos que “dependência emocional” só acontece em relacionamentos abusivos, mas não é bem assim… E às vezes a outra pessoa nem se importaria se a gente fizesse o que queria! Abraço 🙂

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s